UFMS integra Rede Lusófona de Cooperação Acadêmica em Sociologia, Gestão e Economia

Postado por: Felipe Gonçalves Tiecher

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) formalizou sua participação na Rede Lusófona de Sociologia, Gestão e Economia (SMEL Network – Socio Management and Economic Lusophone Network) por meio de acordo de cooperação multilateral assinado em 6 de outubro de 2025 e com vigência até 2030.

A SMEL Network reúne nove instituições de ensino superior do Brasil e Portugal, incluindo a Universidade do Porto, Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação João Pinheiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal da Paraíba, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico do Porto.

O objetivo fundamental da rede é promover atividades de investigação, ensino, extensão e cooperação acadêmico-científica entre as instituições em todos os domínios de interesse comum associados ao desenvolvimento socioeconômico numa perspectiva comparada entre Portugal, Brasil e países lusófonos.

Entre as ações previstas estão o intercâmbio de estudantes e docentes, participação conjunta em programas internacionais, realização de pesquisas comparadas, organização de seminários e eventos acadêmicos, além da facilitação da permuta de periódicos e resultados científicos.

A parceria fortalece a atuação internacional da UFMS e amplia as oportunidades de cooperação acadêmica no espaço lusófono.

 

Confira a publicação no Diário Oficial da União abaixo.Publicação Rede Lusófona