Histórico
A Agência de Internacionalização – AGINTER foi criada pela Resolução nº 370-COUN/UFMS, de 6 de dezembro de 2024, que aprovou, à época, uma nova Estrutura Organizacional da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Na mesma resolução, foi também definida a estrutura organizacional da Agência de Internacionalização – AGINTER, com a criação da Secretaria de Cooperação Internacional – SECOI, da Secretaria de Mobilidade Internacional – SEMOBI e do Setor de Tradução e Línguas – SETTRAL, cujas competências foram definidas no Anexo à Resolução nº 540-CD, de 10 de março de 2025.
No entanto, é importante destacar que as questões relacionadas à internacionalização já existiam anteriormente dentro da estrutura da UFMS. Nesse sentido, antes da criação da AGINTER, em 2024, a internacionalização era tratada nas competências da AGINOVA, que havia sido criada por meio da Resolução nº 2/2017 – COUN/UFMS, de 31 de janeiro de 2017. Naquela oportunidade, denominada Agência de Desenvolvimento, de Inovação e de Relações Internacionais, a AGINOVA era constituída por 2 (duas) coordenadorias e 5 (cinco) divisões, que incluía a Divisão de Relações Internacionais – DIRIN, ligada diretamente à Direção.
Posteriormente, após passar por nova reestruturação, a AGINOVA passou a ser denominada Agência de Internacionalização e Inovação, e tinha em sua organização a Secretaria de Relações Internacionais (SERIN) e a Interpretação e Tradução (UAP-INTRA), estrutura que permaneceu até dezembro de 2024, quando houve, como já acima referenciada, a criação da Agência de Internacionalização – AGINTER, com a AGINOVA seguindo como Agência de Inovação.